Tudo começou com o casamento da princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, com o príncipe francês François Ferdinand Phillippe Louis Marie. Uma gleba de terras na província de Santa Catarina integrou o dote desta união. Essas terras, que hoje são as cidades do norte de Santa Catarina, foram colonizadas por imigrantes europeus. Os mesmos imigrantes construíram a Estada Dona Francisca para ligar Joinville e o litoral de Santa Catarina com o planalto de Curitiba para escoamento da produção. O governo imperial financiou toda a construção que atinge, como ponto terminal, a cidade de Rio Negro, no Paraná. A Dona Francisca é a segunda estrada do Brasil a possibilitar o trânsito de carroças, e teve sua construção iniciada em março de 1858, por conta do engenheiro Leonce Aubé. Hoje a Rodovia SC 418 na altura da Serra Dona Francisca possui o traçado original da antiga estrada Dona Francisca.

Horário de atendimento:
Público.

Contatos:
turismo@campoalegre.sc.gov.br

telefone : (47) 3632-7328

telefone : (47) 3632-2450

Como chegar
Seguindo pela rodovia SC 418, sentido Joinville.