Lugares

Estrada Imperial Dona Francisca

O surgimento de Campo Alegre relaciona-se com a colonização das terras da Princesa Dona Francisca, irmã de D. Pedro II. Quando ela se casou com o Príncipe de Joinville, recebeu a área como dote. Em 1858, por solicitação da Cia. Colonizadora, o governo imperial aprovou a construção da estrada que ligaria Joinville – São Miguel – Tijucas do Sul – Curitiba. A Estrada Dona Francisca, segunda via carroçável do Brasil, tornou-se uma importante rota comercial. Ao chegarem ao topo da serra, os construtores da estrada, felizes por terem vencido o percurso mais íngreme, exclamaram: “Froeliches feld!”, que significa “Campo Alegre”. O nome da Cidade é, portanto, uma alusão às belas paisagens naturais, especialmente seus campos cobertos de araucárias. Além da localização privilegiada, pois a Serra Dona Francisca tornou-se caminho obrigatório entre Santa Catarina e Paraná, Campo Alegre ainda contou com o ciclo da erva-mate para seu desenvolvimento. Era o ponto de parada dos carroceiros que seguiam de São Francisco e Joinville para o Paraná. No início do Século XX, um novo grupo de imigrantes europeus, em sua maioria de origem polonesa, fixou residência no atual distrito de Bateias de Baixo. Tudo começou com o casamento da princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, com o príncipe francês François Ferdinand Phillippe Louis Marie. Uma porção das terras na província de Santa Catarina integrou o dote desta união. Essas terras, que hoje são as cidades do norte de Santa Catarina, foram colonizadas por imigrantes europeus. Os mesmos imigrantes construíram a Estada Dona Francisca para ligar Joinville e o litoral de Santa Catarina com o planalto de Curitiba para escoamento da produção. O governo imperial financiou toda a construção que atinge, como ponto terminal, a cidade de Rio Negro, no Paraná. A Dona Francisca é a segunda estrada do Brasil a possibilitar o trânsito de carroças, e teve sua construção iniciada em março de 1858, pelo engenheiro francês Leonce Aubé. A rua começa no centro de Joinville e atravessa a cidade em direção a serra. Além do perímetro urbano da cidade, corta também o distrito industrial, o distrito de Pirabeiraba, a BR-101 e segue até o município de Rio Negro, passando por Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra. Ela passou a ser chamada de Estrada Dona Francisca a partir da BR-101 e presenteia os viajantes e moradores com a exuberância da mata atlântica que cobre toda a região.

público.

telefone : (47) 3632-7328

telefone : (47) 3632-2450

Para quem vem de Joinville na Rodovia SC 418, a entrada fica no antigo Parque Dona Francisca, próxima da Trilha dos Carroções, antes do trevo da cidade. Outra opção é a partir do centro da cidade, seguir pela Avenida Getúlio Vargas, passando a Rodoviária, entrando à direita ao lado do castelinho amarelo.

Artesanato

23 de dezembro, 2010